1º Registro de Imóveis de Apucarana - PR

IRIB

Instituto de Registro Imobiliário no Brasil
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) é a principal entidade de representação institucional e política dos oficiais de registro de imóveis do Brasil. Fundado em 1974, o Instituto nasceu com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento profissional, científico e jurídico de seus associados, bem como de aprimorar e modernizar as técnicas de registro.

O IRIB é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo/SP e escritório de representação em Brasília/DF. O Instituto atua em todo o território nacional e entre os seus principais objetivos estão o estudo e pesquisa de procedimentos e normas jurídicas referentes ao Registro de Imóveis, e o assessoramento de autoridades públicas e órgãos governamentais no que diz respeito aos temas da especialidade registral imobiliária.

Para alcançar seus objetivos de propagar conhecimentos relativos ao Direito Registral Imobiliário, o IRIB promove encontros, seminários, reuniões, simpósios, cursos e conferências – sempre com a participação de grandes especialistas em Direito Registral. Desde sua fundação, foram realizados 39 Encontros Nacionais e 33 Encontros Regionais, além de eventos internacionais em parcerias com instituições de outros países.

As palestras, os resultados e conclusões desses eventos são divulgados aos oficiais de Registro de Imóveis de todo o país por meio do portal do IRIB e das publicações editadas pelo Instituto. São publicações oficiais do IRIB: a Revista de Direito Imobiliário (RDI), a mais antiga e prestigiosa revista brasileira sobre Direito Registral Imobiliário e Notarial; o Boletim IRIB em Revista (BIR), com informações exclusivamente direcionadas para o registrador imobiliário, e o Boletim Eletrônico IRIB (BE), que divulga por e-mail informações atualizadas para o exercício profissional dos oficiais de registro de imóveis.

O site oficial do IRIB disponibiliza aos associados extenso banco de dados contendo leis, artigos, notícias, doutrina e jurisprudência.

O IRIB mantém, ainda, convênios de cooperação técnica e científica com instituições nacionais e internacionais com o intuito de promover estudos e debates, cujo alcance é amplificado mediante extensiva divulgação em seu site e publicações.

Acesse o site do IRIB

Cadernos IRIB